sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Dia Mundial do Braille

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Braille.
A Biblioteca Escolar não poderia deixar de se associar a esta comemoração. Acreditamos na leitura como força transformadora do mundo, de todos e para todos.


Imagem retirada daqui

Consegues imaginar a tua vida sem poderes ler uma história? Como farias se não conseguisses ver os objetos que usas, a comida que comes, o chão por onde caminhas? 
Para as pessoas cegas ou com baixa visão, esses são os obstáculos do dia-a-dia. Mas, felizmente, existem vários recursos que ajudam estas pessoas  a ultrapassá-los. Inclusivamente, existem bons recursos para aprender a ler.

alfabeto de madeira da PlanToys


Braille Bricks

Vê este vídeo e descobre de que forma estes recursos ajudam as crianças no seu desenvolvimento.

Braille é um sistema de escrita tátil, normalmente gravado em papel em relevo. Também se pode ler em ecrãs de computadores e em outros suportes eletrónicos graças a um mostrador.
O Braille recebeu o nome do seu criador Louis Braille, que perdeu a visão com 3 anos de idade, devido a um acidente provocado enquanto manuseava ferramentas de trabalho do seu pai. Braille desenvolveu um código composto por uma célula de 6 pontos em relevo. Cada combinação de pontos traduz uma letra, algarismo ou notação gráfica como aspas, pontos de interrogação,... tudo o que seja necessário para compreender o conteúdo de um texto.

Encontrarás mais informações sobre Braille na tua Biblioteca Escolar. 

Desafio para o fim de semana: vê se encontras células Braille em tua casa, na rua, no supermercado... Procura nas caixas de medicamentos, no elevador, no jornal,...



Sem comentários:

Enviar um comentário

CINANIMA vai às escolas - Balanço